quarta-feira, maio 09, 2018

De Ancara a Barcelona: proibições e respostas - Editorial de Vicent Partal



Com muito orgulho, publicarei artigos e histórias que falam da luta do povo catalão pelo direito à autodeterminação e à independência.
Esta luta é uma das mais bonitas e ao mesmo tempo mais sofridas do momento atual.
Neste post publicarei, com autorização expressa, uma tradução do editorial "De Ancara a Barcelona: proibições e respostas", publicado originalmente no diário digital Vilaweb, da Catalunha.
O texto brilhante dispensa maiores explicações.



De Ancara a Barcelona: proibições e respostas
Vicent Partal

“E ontem também, quando passavam poucos minutos das duas da tarde, dezenas de pessoas foram se aproximando pouco a pouco, em pequenos grupos, do círculo que havíamos desenhado na frente do departamento, em torno de um artefato muito perigoso: um microfone.”
No ano de 1997, a fundação alemã Heinrich Böll me convidou para fazer uma conferência na capital turca, Ancara. O objetivo era que um grupo de jornalistas europeus fizesse pressão em defesa da liberdade de expressão, realizando atos simultâneos em vários lugares.
Quando chegamos ao local onde estava prevista a realização da conferência, ficamos sabendo que o governo a proibira. A polícia estava na porta e não deixava entrar o público, formado principalmente por jornalistas.
Eu, naturalmente, estava pronto para fazer o que fosse necessário. A mim, isoladamente, o máximo que podiam fazer era expulsar do país, de modo que resolvi perguntar aos organizadores o que eu precisava dizer; eles então me informaram que não havia nenhum inconveniente em transformar a minha conferência, que em princípio seria mais ou menos acadêmica, num ato reivindicatório.
Por fim, a conferência acabou acontecendo na sede da União de Arquitetos, com o público sendo avisado na base do boca-a-boca e a polícia sem tempo de reagir. Voltei para casa muito contente por ter ajudado os valentes companheiros turcos que lutavam pela democracia e confiei que aquela excursão acabaria se convertendo numa anedota que, com o passar dos anos, seria completamente esquecida, até mesmo por mim.
Acontece que ontem me lembrei muito dela. Pensava nela enquanto seguia em direção àquela esquina de Barcelona onde se encontra o Departamento do Interior. Pensava nela porque, 21 anos depois, eu acabaria por fazer, de novo, uma conferência proibida. A Assembleia em Defesa das Instituições Catalãs (ADIC) do Departamento do Interior me convidara, há algumas semanas, para falar sobre as implicações do Ato 155 - como eu já havia feito, com muita satisfação, a pedido de diversos outros departamentos do Governo.
Anteontem, porém, os organizadores haviam me avisado que a conferência no Departamento do Interior tinha sido proibida de repente. E eu reagi exatamente como há 21 anos, em Ancara; perguntei a eles o que queriam que eu fizesse. Pois me propuseram fazer a conferência ali mesmo, na rua – e eu aceitei. É claro que, dessa vez, também não fiz a conferência que planejara originalmente.  E uma multidão – fato surpreendente para mim e muito reconfortante para os organizadores – se reuniu naquele ato de desafio à proibição e de afirmação democrática.
Há 21 anos, em Ancara, um grupo de jornalistas e de cidadãos valentes desafiou todas as pressões. E foi daquela viagem que nasceram iniciativas como a Bianet, que há décadas luta pela liberdade de expressão e de imprensa em primeira linha – os primeiros dentre os primeiros.
E ontem também, quando passavam poucos minutos das duas da tarde, dezenas de pessoas foram se aproximando pouco a pouco, em pequenos grupos, do círculo que havíamos desenhado na frente do departamento, em torno de um artefato muito perigoso: um microfone. Era gente do próprio departamento que descia, gente de outras ADICs e vizinhos solidários também.
Comecei minha fala dizendo a todos que aquele era um ato estranho, mas que estávamos dispostos a fazer tantas coisas estranhas quantas fossem necessárias para conseguir a vitória.
E, assim como fiz em Ankara, falei pensando na vitória da liberdade de expressão, da liberdade de informação e da democracia. Além do mais, por estar em Barcelona, disse-o sobretudo pensando na vitória da autodeterminação, da independência, da República e de um Estado novo e digno para todos.
As proibições geram sempre respostas – e isso já deveriam saber aqueles, aqui e ali, que nos queriam ver mudos, calados e quietos. Caso não saibam, faremos questão de lembrá-los sempre que for preciso.

Nenhum comentário: