quarta-feira, maio 30, 2018

CARTAS PELA LIBERDADE: Carta de Josep Maria Rufí a Dolors Bassa

Josep Maria Rufí e Dolors Bassa

Querida Dollors,
Te escrevo justamente hoje, quando já faz cem dias que você se encontra na prisão espanhola de Alcalà-Meco. E só isso já é um golpe a mais.
Em Torroella de Montgrí, procuramos nos apoiar uns aos outros e, acima de tudo, apoiar os teus. As mostras de solidariedade e de ajuda material são as de um povoado que se orgulha muito de você, da nossa vizinha ministra do país. Os laços amarelos e suas fotos, que estão por toda parte, nos recordam o tempo todo a ignomínia.
Já sabe que a câmara municipal aprovou, com unanimidade de todos os grupos, a moção pela soltura dos presos políticos, pelo retorno dos exilados e a denúncia do desvio antidemocrático e autoritário cometido pelo estado espanhol.
Talvez eles pensem que, ao levarem aqueles que são nossos legítimos representantes à prisão ou ao exílio, iremos nos render ou desistir de exercer nosso mandato democrático, emanado dos cidadãos. Nada mais distante da realidade.
Os presídios femininos são invisíveis. De fato, muitas vezes as pessoas se esquecem de você ou da Carme Forcadell. As prisioneiras políticas têm pouca ressonância e, muitas vezes, são omitidas quando se fala dos “presos políticos”. Mas em Torroella de Montgrí nós não vamos nos esquecer. Temos você sempre em nossos pensamentos e trabalharemos incansavelmente até conseguir a sua liberdade.
Há poucos dias tive chance de visitá-la na prisão. Os quarenta minutos foram demasiado curtos, mas não nos impediram de fazer nossas mãos coincidirem através do vidro, e que fossem transmitidos todos e cada um dos abraços que me tinham encarregado de te oferecer. Perguntei qual era a mensagem que você queria que eu transmitisse. Persistir, foi a resposta. E é isto que estamos fazendo.
Lembramos de você todos os dias. Da nossa Dolores Bassa, mulher, filha, mãe, avó, mestra, sindicalista, diretora, conselheira do Governo Autônomo da Catalunha... sempre risonha, otimista, cheia de vida, valente, indestrutível. Aquela que não dobrarão jamais, porque é um exemplo de sacrifício e de dignidade a serviço da Catalunha. Uma voz, muitas ideias e uma honradez que jamais alguém conseguirá aprisionar.
Durante muitos anos, trabalhamos lado a lado na prefeitura. Como prefeito, tenho sempre presente o lema que você nos inculcou: o compromisso nacional e o compromisso social são duas faces de uma mesma moeda.

Dolors, como diz a letra de uma canção do Txarango: “Conta comigo nos dias de luta/ se a esperança de ti descuida/Cada mau passo encontrará um braço/Conta comigo.”

Enquanto isso, como da última vez em que nos vimos em liberdade, lembro de você no Velho Ter, em Estartit, passeando na beira d’água, como você tanto gosta. Logo voltará a fazer isso, naquela paisagem empordanesa que os deuses nos deram de presente, com o Montgrí, o Ter e as Ilhas Medes.

Vamos tirar você daí. Vamos tirar!

Josep Maria Rufí Pagès
Prefeito de Torroella de Montgrí


Nenhum comentário: