domingo, maio 13, 2018

CARTAS PELA LIBERDADE 4: Carta de Mireia Boya a Tamara Carrasco

Mireia Boya e Tamara Carrasco

 “Desde ontem que não tiro teu nome da cabeça”, carta de Mireia Boya a Tamara Carrasco
Carta da ex-deputada da CUP MIreia Boya a Tamara Carrasco, a mulher do CDR de Viladecans detida pela Guarda Civil espanhola

Estimada Tamara,
Não nos conhecemos pessoalmente. Eu mesma nunca estive em Viladecans, a tua cidade mas desde ontem que não tiro teu nome da cabeça. E quero dizer isso bem alto, repetir até não poder mais, até cair exausta se for preciso, porque hoje foi você a pessoa sequestrada por este regime infame, mas amanhã pode ser qualquer outra. E o grito é porque você é mulher e valente, pelo companheirismo, pelo compromisso, pela denúncia pública e pelo convencimento de que a República pode ser um lugar pelo qual vale a pena viver.
Tamara Carrasco, a dignitária mais combativa do Baixo Llobregat, lutadora pelos direitos e liberdades de todos em cada letra do teu nome. Que ninguém tente inviabilizar-te, nem desumanizar-te ocultando teu nome e reduzindo-te a uma titular anônima. Que os carniceiros não produzam sangue com o teu sofrimento. Tu és nós – e nós, daqui de fora, somos tu, porque todos somos Comitês de Defesa da República.
Cabeça muito bem erguida diante dos carcereiros, punho cerrado perante a inquisição. Pensa que tu representas mais de dois milhões de pessoas. Pessoas como tu, que naquele 1º de outubro, defendiam o direito de votar, que naquele 3 de outubro protestavam contra a violência policial, e que, dia após dia, em cada ação, exigiam a liberdade dos presos políticos e gritavam bem alto contra a vulnerabilização dos direitos fundamentais. Tu não estás só e jamais estarás.
Os desmandos continuam. Aquele regime podre, corrupto e violento nos está roubando a nossa gente – a gente dos bairros, dos povoados e das cidades que se movimentam. A gente dos movimentos auto-organizados, a gente da rua que batalha. Nos CDR ninguém manda, porque todos querem mandar nas nossas vidas. E não sabem que, quanto mais eles fizerem, mais nós faremos, porque não nascemos para renunciar a nada. Porque cortar uma flor – hoje, tu – não vai deter a primavera catalã.  
Com certeza mil pensamentos passam por sua cabeça, com relação aos teus entres queridos, e com certeza terás mil perguntas sem resposta com relação ao teu futuro. Não te preocupes. O “cuidemo-nos” não é apenas um slogan; é uma filosofia de vida que aplicamos 24 horas por dia. Estaremos com teus pais e amigos. E estaremos porque a unidade diante da repressão não é só necessária; é também a nossa força. Esperamos que essa unidade desperte mais e mais pessoas para te acompanhar, para denunciar tudo que estão fazendo contigo.
Vamos dar um basta ao fascismo de uma vez por todas. Chega da impunidade da extrema direita, que governa engravatada e pronuncia sentenças nos seus tribunais. Ontem fez 25 anos que assassinaram Guillem Aquilló; e por ti, também, não há nem esquecimento, nem perdão por cada minuto que te privam da tão sonhada liberdade. E a luta continua até a vitória, sempre, até que possamos te tirar daquela cela onde te trancaram, até que voltes para casa e, aí sim, possas me mostrar tua amada Viladecans.
Terroristas são eles. Terrorismo de estado, como se diz. Se eles ganham, perdemos todos. O protesto não violento, a desobediência civil, não são delitos e jamais podem ser. E que eles não pensem que vamos parar; estamos decididos a não nos curvarmos nunca mais. Agora nós nos levantamos. Resistimos – e resistiremos. Orgulho de todos aqueles que, como tu, são CDR. A nossa força é coletiva. A derrota deles está em querer nos individualizar. Somos o poder popular.
Lembre-se: estaremos todos diante do juiz e dentro da cela, até que tu sejas libertada. Sinta o nosso alento junto ao teu. Isso te sustentará nessas horas difíceis.
Milhões de abraços,
Mireia

Nenhum comentário: