domingo, fevereiro 17, 2008

Solidariedade? Aqui tem!...

O despertar da borboleta Monarcha - Foto: Nuno Sousa
(dedicada à Flávia pelo autor)


Este é um post feliz. Feliz pelos 18 comentários recebidos até agora na matéria "Flávia, uma história de amor", publicada no dia 13. E muito mais feliz pelo que eles significam: há muito mais gente solidária no mundo do que se possa imaginar. E muita gente neste mundo já se tomou de amores pela menina Flávia.

Não fui a primeira pessoa a falar do assunto, e no entanto todos fizeram questão de comparecer, agradecer, partilhar. A atitude generosa de vocês só vem demonstrar que vale a pena confiar na grandeza essencial do ser humano.

A Seicho-No-Ie, uma filosofia oriental pela qual tenho grande simpatia há vários anos, tem como um de seus princípios essenciais o conceito de que todo ser humano é
filho de Deus perfeito, ou seja, carrega dentro de si a perfeição essencial que é a verdadeira imagem e semelhança do Pai, que não é física e sim espiritual.

Temos, sim, o livre arbítrio de estragar essa perfeição permitindo que sentimentos inferiores ganhem espaço dentro de nós, mas na essência - e aos olhos de Deus - todos os seus filhos são perfeitos.

A Seicho-No-Ie diz mais: pecado, doença e morte na verdade não existem. São apenas ilusões que criamos quando nos comportamos de modo contrário à nossa essência perfeita e divina. Segundo o ensinamento, se somos filhos de Deus perfeitos, não existe pecado, não há razão para ficarmos doentes e o nosso espírito é de fato imortal. Há uma linda explicação na oração básica da Seicho-No-Ie, que se chama "Sutra Sagrada Chuvar de Néctar da Verdade"; não morremos, apenas trocamos de casca, como a crisálida que se transforma em borboleta (tás a ver, caro Nuno, não há coincidências nessa vida!).

Aqui temos um exemplo de que essas idéias se confirmam: a nossa perfeição está falando mais alto quando tantas pessoas aderem incontinenti a uma causa solidária, como a de Flávia. E essa adesão amorosa só tem virtudes, beleza e fé. E carinho para com a menina.

Fico feliz por poder, com apenas algumas palavras, suscitar isso. Agradeço a todos por suas mensagens de apreço e estímulo. Que bom que estamos todos juntos, aqui, por Flávia.

E um beijo na alma de cada um.

4 comentários:

Nuno de Sousa disse...

Oh amiga, mas que post maravilhosa, que palavras fantásticas tu usas, e ali uma foto minha junto das tuas palavras me sinto mto honrado, adorei e a Flávia merece tudo isso.
Sem palavras para dizer o que sinto apenas agradecer por encontrar por aqui pesoas maravilhosas, tu és mais uma dessas pessoas. A Odele vai adorar mais este teu post, sabes q essa borboleta é da Flávia :-)
Parabéns amiga e um prazer imenso te ter conhecido.

Bjocas grandes e uma boa semana, e ando a ver por aqui o que se consegue para o nosso futuro projecto :-)
Nuno de Sousa

Odele Souza disse...

Maurette,
Quando você escreveu este post eram 18 comentários. Agora já são 20 os comentários para seu post anterior "Flavia, Uma Historia de Amor". Foi bom ver os leitores de Flavia lendo seu excelente texto.

Este seu post de hoje também me encanta. Pelo que você escreve e por estar ilustrado pela Borboleta Monarca de Nuno. Você sabia que ele a dedicou á Flavia? E já estou providenciando para que ela fique lá enfeitando o quarto de Flavia.

A Internet às vezes assusta pelo mau uso, por exemplo no caso da pedofilia - mas a rede também tem seu lado bom. Reune pessoas do bem que têm algo em comum, por exemplo, a solidariedade de que aqui você fala.

Seu post está lindo. A Borboleta Monarca do Nuno pousou num bom lugar.

Um beijo.

Maurette disse...

Nuno e Odele, obrigada. Fico feliz com tudo e só tenho a agradecer por poder fazer um pouquinho de parte dessa linda história.
Beijo
Maurette

Isabel Filipe disse...

Não conhecia estas filosofia oriental, mas sem dúvida que estou em total acordo com ela.


beijinhos