quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Flávia, uma história de amor

Odele Souza e Flávia, há 13 anos


Nesse nosso mundo que anda rápido demais para o coração dos homens, numa sociedade desenfreada que tudo sacrifica em função do consumo de toda sorte de coisas, pessoas e sentimentos, muitas vezes passamos batido diante do sofrimento humano - que aliás alimenta o consumo da mídia e é diariamente banalizado por ela.

Se perdemos a capacidade da verdadeira compaixão, perdemos tudo. É um sintoma sério de que a nossa condição humana está indo pelo ralo. Não podemos deixar os deuses de ocasião nos reduzirem a meros espectadores do grotesco, como vem acontecendo. Devemos recusar o cardápio bizarro que nos é oferecido todos os dias dentro de casa, com a progressiva invasão de privacidade e o bombardeio de inutilidades que nos desvia de sermos gente.

Por isso quero falar de Flávia, uma doce menina que há dez anos está em coma porque foi sugada por um ralo de piscina. E de sua mãe, Odele, uma resistente de dar inveja. Em visita a um blog de Portugal, deparei-me com o endereço http://flaviavivendoemcoma.blogspot.com. Mal sabia eu o que encontraria lá dentro.

Flávia, que poderia ser a filha de qualquer um de nós, está em coma há dez anos mas tem muitos amigos e admiradores. Possui uma vida de amor e carinho, participação e presença, graças ao empenho diário de sua mãe, Odele. Uma pessoa que, em vez de se amargurar e apontar um dedo acusador para o mundo, optou por viver e lutar, cuidar da filha e dar-lhe voz. Mais do que isso: optou por trabalhar pela conscientização das pessoas e para tentar, na medida do possível, evitar que outras pessoas tivessem o mesmo destino de Flávia.

Odele conseguiu reunir em torno da menina um tal círculo de amor que todos se sentem compelidos a conversar com ela, a enviar-lhe carinho e procurar envolver-se com a causa. Na verdade, a gente não pensa em ralo de piscina, pensa? A não ser que já se tenha ouvido falar de algum acidente desse tipo. Eu, por acaso, já tinha, mas a velocidade do mundo já havia arquivado a informação. Que agora acordou, ao saber da Flávia.

Estou encantada com sua mãe. Tanto que ontem não resisti e lhe mandei um email com um abraço dentro. Foi tudo o que consegui fazer, e para minha surpresa à noite já recebia uma resposta muito doce e carinhosa. Na verdade, senti-me tão mínima diante da grandeza daquela mulher que não sabia como chegar a ela, e no entanto o pouco que ofereci foi recebido com grande festa. Espanta-me e comove-me a sua energia límpida. Não se percebe um traço de mágoa sequer. Odele trabalha pela felicidade da filha em coma, uma idéia que dificilmente seria concebível em qualquer cabeça que não fosse muito, muito especial. E consegue milagres todo dia. Faz questão absoluta de ler para a filha as palavras de carinho que lhe são dirigidas. Contava-me, no email de resposta, como ficou comovida com a voz gravada do português António, que fez questão de falar com a menina. O seu apreço pelas pequenas delicadezas que sabe fazerem bem à filha é realmente algo de divino, uma experiência de beleza, como diria a Adélia Prado.

Flávia vive em coma uma vida especial, graças à dedicação de sua mãe. Se pudesse eu daria a Odele Souza um desses prêmios de Mulher do Ano, ou antes de Mulher de uma Vida. Não falo de troféus-bobagem, mas sim de alguns prêmios que efetivamente reconhecem o papel de muitas mulheres para o bem da nossa sociedade, que já foram conferidos, com toda justiça, a personalidades como a Dra. Rosa Célia Fernandes, criadora do Pró-Criança Cardíaca, uma batalhadora incansável pelos direitos de toda criança com cardiopatia grave.

Através do seu constante amor e de sua determinação, Odele dá uma vida à filha e, ao mesmo tempo, luta com consciência e verdade para que se fiscalizem mais os fabricantes de equipamentos para piscinas e as empresas que constroem as piscinas. É preciso que sejam usados, em cada obra, equipamentos não só em perfeito estado como compatíveis com o tamanho da piscina que está sendo construída. A Flávia acidentou-se na piscina do próprio prédio onde morava. Com certeza Odele nunca pensou que isso fosse possível, mas aprendeu da pior maneira. E a sua incondicional compaixão não lhe deixa esquecer que outras pessoas podem ser vitimadas, portanto ela não deixa de lutar.

Desejo contribuir, na minha estreita medida. Não sou grande como ela mas sou jornalista - um estado de alma mais do que uma profissão. E fiz um juramento quando me formei. Portanto estou aqui para ajudar a dar voz à causa de Flávia, à causa de Odele. Só quero pedir que visitem o seu blog, conheçam a sua história e divulguem o máximo que puderem. Com amor e persistência, do jeito que a própria Odele faz.

Talvez assim a gente possa participar da felicidade da Flávia, levar a ela o nosso carinho e dizer o quanto nos importamos com ela.

Fica aqui o endereço e o meu eterno respeito por essa grande mulher chamada Odele Souza. Que conheço por uma foto, um email e um maravilhoso exemplo de sabedoria e amor.

http://flaviavivendoemcoma.blogspot.com

22 comentários:

Odele Souza disse...

Maurette,
O que eu posso dizer diante de suas palavras que demonstram tanta sensibilidade e delicadeza para comigo e Flavia? MUITO OBRIGADA.

As palavras de seu post são lindas e me sinto comovida.Muito. Suas palavras de carinho, a exemplo de outras que eu e Flavia temos recebido através deste incrível círculo de afeto que se formou em torno de nós duas, me consolam, me sustentam e acredite, são muito importantes também porque me dão esta agradável sensação de que eu e minha filha já não estamos mais tão sós.E não estamos mesmos Maurette. Você e todos os nossos amigos feitos através do blog de Flavia, nos fazem companhia e sei, torcem muito por nós. Pelo seu texto percebo que você entendeu muito bem o objetivo e o foco do blog de Flavia. Não desejo despertar nas pessoas pena ou piedade, mas através do blog protestar contra a lentidão da justiça brasileira em condenar os culpados pelo acidente que deixou Flavia em coma, alertar as pessoas para o perigo existente nos ralos de piscinas para que outras tragédias possam ser evitadas, e dar voz à Flavia, que perdeu a dela por negligência de quem se preocupa mais com o lucro do que com vidas humanas. O blog não é meu, é de Flavia, a estrela é ela, e o brilho é dela.Só estou lhe emprestando a minha voz através do que venho escrevendo no blog que criei para ela e onde pretendo continuar escrevendo, sempre comprometida com a verdade dos fatos. Até quando preciso for.

Muito obrigada Maurette pois com este post você colabora e muito para a continuidade da divulgação do blog e da história de Flavia.

Um beijo.

Isabel Filipe disse...

Maurette,

Bom dia ...

As suas palavras estão lindas ... e me comoveram imenso ...

conheço a história de Flávia ha´quase um ano ... eu me cruzei na Blogosfera com Odele ... hoje somos amigas ... como duas irmãs ...
para mim Odele é uma Mulher FORÇA, uma Mãe CORAGEM.
Com ela tenho aprendido muito ... a olhar o Mundo e a Vida sem ligar a pieguices ...

Flávia é uma menina linda ... revolta vê-la assim ... mas ... nós não sabemos o porquê das situações acontecerem...

Há dias num TV aqui em Portugal, um médico falou de casos semelhantes ... doentes assim sobrevivem entre 2 a 5 anos ... se Flávia já vai nos 10 é porque Odele vive a vida dela a dar amor a Flávia ... é o milagre do amor ...

Gostei muito de a conhecer.

Beijinhos aqui deste lado do Atlântico

Beezzblogger disse...

Querida Maurette, eu aqui deste lado do atlântico, apaixonei-me pela história da FLÁVIA, pois afinal quem está imune? Mas eu fiz mais, eu fiz divulgação, através dos blogs Portugueses que visito e no meu circulo de amigos internautas.

À sua mãe, eu tenho apoiado da forma que posso, e a gente quando quer pode muito. Por isso, eu deixo-lhe aqui um forte abraço, e agradeço-lhe muito a sua divulgação deste caso.

Parabéns, um beijo do Beezz

Pode visitar-me, no meu humilde canto e ver com os seus olhos a luta diária que tenho travado.

Unknown disse...

Bom día Maurette, te escribo desde Bell Ville, Córdoba, Argentina.
Éste artículo es Precioso!!!, podría copiarlo y ponerlo en mi blog???. Yo pondría que lo has hecho tú. Muchas gracias!!!. Beijos.
PD: mi correo:
gracielaroth_60@hotmail.com
mi blog: http://gracielaroth.blogspot.com
es el sitio de Palomas de Papel

Nuno de Sousa disse...

Bons dias de Portugal,

Sabe a Flávia hoje já é mto conhecida em Portugal, mtos portugueses aderiram na divulgação desta história, sou um deles, uma menina linda que me comoveu imenso, ainda hoje me comove ao ler estas palavras amigas, a Flávia vai assim juntando mtos amigos em volta dela e a sua mãe Guerreira como lhe chamo é uma das melhores mães q ela poderia ter, adoro esta família e já prometi que um dia as irei visitar. Um bem haja pelo seu post.

Cumprimentos deste amigo de Portugal,
Nuno de sousa

R.Almeida disse...

Amar o jornalismo. Gostei da frase,especialmente quando esse amor é posto ao serviço de causas nobres, como é o caso da pequena Flavia.Espero que encarnes a causa de todas as Flavias do mundo como se fossem a tua própria causa.Se o fizeres, a minha admiração por ti como ser humano será altamente valorizada e terei o maior gosto em conhecer pessoas como tu.
É preciso juntarmos esforços para que a voz dos oprimidos e dos injustiçados seja ouvida.
Bem hajas e gostaria de ter um comentário mais contundente, mas o meu estado de saúde não mo permite de momento.Acho que vais escrever mais e aí podemos em tipo debate apontar o dedo ao que está mal, na esperança que estamos trabalhando para um mundo melhor e mais justo.
Raul Rudoisxis

david santos disse...

Olá, Maurette!
Eu tenho muita “conversa”, mas nem sei como começar.
Não estou feliz, pois a felicidade eu atribuo-a sempre à estupidez, ou melhor; a quem tem olhos saudáveis, mas não vê. Mas estou muito contente por ver que te preocupas com as pessoas, nomeadamente, pela nossa Flávia. Sim, porque ela já é nossa, dos que têm olhos, embora cansados, mas vêem. E tu és uma das que vêem. Por isso, embora com um pedido de desculpa, pois posso estar a ser “abusador”, tu já és uma das nossas.
Parabéns.
Quanto à nossa Flávia, pessoa com quem converso amiúde, ela é um símbolo entre muitos milhares de pessoas boas e sãs sempre dispostas a receber de braços abertos outras consciências belas e despidas de orgulhos como é o caso da minha amiga Maurette.
Deixe-me tratá-la assim.
Quando não tenho capacidade para dizer a quem amo pelas palavras correntes, chamo-lhes amigos.
Obrigada, muito obrigada à minha grande amiga Maurette pela postagem que acaba de fazer sobre a nossa Flávia.
Até sempre.

David Santos

Anônimo disse...

Maurette, boa tarde!!! Seria tão lindo, se, pessoas como vc tivessem a coragem de postar um texto como este. Se cada blogueiro, postasse um texto por semana, relatando a história de Flavinha, juntos seríamos MUITO MAIS!!! A Drika Kampos, endereço lá na Odele, colocou o blog Flavia como destaque do mês. Esta também é uma atitude linda. Parabéns!!! Eliana - Mogi Guaçu -SP.

Anônimo disse...

O seu texto, maurette, é emocionante. Conheço o caso da Flavia e já escrevi sobre. O seu relato, entretanto, a meu ver, é definitivo e merece todos os elogios. Estou divulgando em meu blogue. Abraços do Mário.

suco disse...

Conheço o caso da Flavia e o espantoso exemplo de amor e de coragem da mãe Odele.
Aliás, há dias, tive oportunidade de, através do meu blog, enviar uma mensagem falada para a Flavia, que a Odele fez soar junto da filha.
Felicito a Maurette pelas belas palavras que escreveu a propósito destas duas mulheres.
Quanto a mim, o jornalismo só adquire o seu verdadeiro sentido, quando é capaz de se aproximar da vida das pessoas, com verdade e com sensibilidade.

peciscas disse...

Por lapso, o comentário anterior saiu com uma identidade que não era a que eu pretendia.

Conheço o caso da Flavia e o espantoso exemplo de amor e de coragem da mãe Odele.
Aliás, há dias, tive oportunidade de, através do meu blog, enviar uma mensagem falada para a Flavia, que a Odele fez soar junto da filha.
Felicito a Maurette pelas belas palavras que escreveu a propósito destas duas mulheres.
Quanto a mim, o jornalismo só adquire o seu verdadeiro sentido, quando é capaz de se aproximar da vida das pessoas, com verdade e com sensibilidade.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Apreciei esta entrevista e a história como é contada. Um pequeno gesto, afinal, que há muito o Brasil devia a esta grande mãe que luta sozinha. Porém a justiça tarda.
Em Portugal estamos a seguir com forte empenho a história de Flávia. Tivemos dois casos semelhantes que redundaram na morte de duas crianças. Os poderosos safam-se sempre. Para os pais as perdas são traumatizantes e irremediáveis.
E porque a história de Flávia é a história de todos nós vivendo em mundos injustos que bricam com a justiça dos homens, nós não desistiremos de apoiar Odele Souza. E queremos que esse grito se oiça em todo o mundo porque a vida das crianças não tem preço e porque os castigos são benignos face ao mal causado.
Lídia Soares - Socióloga - Portugal

Lusófona disse...

Um texto tocante duma triste história recheada de sofrimento, dores, lutas e amor. Para mim a Odele é uma exemplo de ser humano.

Beijinhos

Jalul disse...

ngMaurette Brandt,

Achei o blog de Flavinha em outro de Manaus, você viajou mais longe e foi achá-lo em Portugal. Eu, aqui do Acre, também vou ultrapassando fronteiras, acompanhando a história da hoje "nossa" menina e de já "nossa" Odele, essa MULHER de fibra que aprendemos a admirar e reconhecer na sua luta diária, um grito de clamor pela justiça.
Abrindo o Flávia, vivendo em coma, alargo, a cada dia, os meus valores morais e, não raras vezes, concientizo-me de ser pequena demais ante a grandeza de Odele.
Só não escutam o grito de Odele os míopes e incultos membros da magistratura.
Respeito às exceções. É preciso.
Parabéns pelo texto. Estaremos de mãos dadas, por Flávia e por Odele.

Leila Jalul

aDesenhar disse...

sem margem para dúvidas para mim, Odele e Flavia as duas mulheres do ano 2007.
No meu post http://adesenhar.blogspot.com/2007/12/d-p.html
já as tinha eleito, por isso o teu voto junta-se ao meu.
:-)

como diz e bem a Isabel F.
"para mim Odele é uma Mulher FORÇA, uma Mãe CORAGEM."

todos nunca somos demais na luta pela Justiça.

:-)

Fatyly disse...

Parabéns por este magnífico texto e mais um elo na grande malha em torno de Flávia.
A Odele deveria ser galardoada, claro que sim, porque é de uma luta incondicional...mas sem lamechas, sem criar pena nos que acompanham o blogue criado por ela para a sua menina.

Parabéns e um abraço do lado de cá do oceano.

Beijos sinceros

Luci Lacey disse...

Maurette

E tao bom, mais pessoas juntando-se a Flavia.

Gostei do seu perfil (certidao negativa).

Parabens pelo blog e obrigada por juntar-se a nossa voz.

Beijinhos

Victor disse...

Maurete! Parábéns pela matéria, pois de fato ela nos adverte de possíveis acidentes inimagináveis com nossos filhos. Não podemos perder a fé em DEUS e em JESUS! Vou fazer uma promessa para SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS DE CANINDÉ para que FLÁVIA retorne a sua vida normal, essa seria a grande recompensa divina a essa mãe exemplar. Um abraço. Victor Sampaio.

Anônimo disse...

Que historia triste, mas ao mesmo tempo, linda!! Parabens pra essa mae leoa cheia de garra!!
Beijos, Dani

Anônimo disse...

Acabo de conhecer o caso de Flávia, è realmente bastante comovente e ao mesmo tpo. uma estória de luta e mta. garra dessa maravilhosa mãe. Quero aproveitar p. parabenizar Maurette e à todos vcs. q. de uma forma ou outra esta ajudando a divulgar e deixando seus comentários...
RJ

SILÊNCIO CULPADO disse...

Maurette
Volto aqui e volto a comentar. Dentro de alguns dias vou fazer um trabalho sobre o caso Flávia no blogue Silêncio Culpado e que divulgarei por outros blogues e também na imprensa portuguesa. Gostaria que se nos juntasse. Porque a justiça ainda não se cumpriu e Flávia continua vivendo em coma.
Um abraço

A Flor disse...

Boa Noite Maurette! :)

Obrigado por falar da nossa Flávia no seu blog! Sim, nós bloguistas Portugueses, já a consideramos um pouco nossa....já amamos muito essa menina-mulher... e sobretudo, admiramos a CORAGEM E O AMOR de sua mãe, Odele Sousa. Uma mulher que não baixou os braços perante uma tragédia dessas, antes pelo contrário, reuniu todas as suas forças para dar a conhecer o caso de injustiça que a Justiça Brasileira, fez com sua filhinha.

Se eu tivesse que atribuir um prémio de MÃE CORAGEM, MÃE DE AMOR, sem dúvida alguma, o entregaria a ODELE DE SOUSA! :)

O amor e determinação pela sua filhinha Flávia, são, um TESTEMUNHO DE VIDA, UM TESTEMUNHO QUE DEVERÁ SER DADO A CONHECER NÃO SÓ NO BRASIL, COMO NO MUNDO INTEIRO, afinal, ninguém está livre de puder vir a passar pelo mesmo, não é mesmo?

Como seria bom que a Justiça Brasileira, revisse este caso e fizesse verdadeiramente JUSTIÇA com esta menina! O Estado Brasileiro deveria defender os interesses desta menina e não defender os culpados de ela estar assim!

Deixo um abraço fraterno directo de Lisboa, capital deste pequeno e belo País à beira-mar plantado, que é PORTUGAL. :)

Florbela Costa Alves, 40 anos, funcionária pública.

Um Bem Haja a todos os que de alguma forma se solidarizam com o caso da Flávia. OBRIGADO, e por favor, dê a conhecer a Flávia e sua mãe Odele a todos os seus conhecidos, se possível AO BRASIL INTEIRO! :)

Florbela