quarta-feira, maio 04, 2011

Sem palavras: Isaak Karabtchevsky na GloboNews

2 comentários:

As Tertulías disse...

Maurette querida, ouvi e vi mais ou menos tres minutos desta patética entrevista e fiquei triste... perdi em tres minutos toda a admiracao que tinha por Karabtschevsky, pessoa que sempre considerei cultíssima. No início da entrevista pensei: "bem, o que ele está falando de novo? Todos sabemos o que pode ser fanatismo e realmente nao existe nada de novo no que diz". Ele porém continuou em falar sobre o anto-semitismo na Alemanha e Austria atuais e aí nao quiz mais ouvir: para o "Grand Seigneur" da música (que foi paradao por Nureyev por estar tocando muito lentamente, by the way) gostaria de dizer que informacao é muito importante e que GENERALIZAR povos, cidades, culturas é um erro muito grave. Lembro-me neste momento de Vivien Leigh em "A Nave dos Desesperados" diezndo para um "americano": "E qual é o esporte este ano nos Estados Unidos? Ainda linchar negros?". Quero ainda aderir um pensamento: O Brasil é assim tao limpo de preconceitos?

Bam, nao sei e nm quero saber o que foi o final da entrevista (imagino que este deva ter sido o ponto da tua postagem). Nao consegui continuar olhando para a cara de Isaac depois de falar tamanhos absurdos... Nao sei, querida, realmente qual era o teu "pointe" mas este testemunho dele me ofendeu - como ser humano, morador da Austria, filho de austríaco e cidadao do mundo - além de "free-thinker"!
Beijos
Ricardo

As Tertulías disse...

Maurette querida, eu "de novo". Revi e reouvi os tres primeiros minutos de Karabtchevsky: mais boquiaberto estou com a ousadia de suas opinioes - que todos meus amigos judeus nao me "matem" agora mas o fanatismo é igual em todos os lados e o "racismo" hoje em dia está bem mais localizado no lado "oposto" (se isto existe é questionável) da Alemanha e da Austria... Estou muito decepcionado com a ignorancia de Karabtschvesky - logo ele que em tres minutos pronucia a palavra "educacao" tantas vezes... como os ingleses na idade média disseram: "Physician, heal Thyself!".
Maurette, sei que isto nao tinha o que ver com o teu tema - ele era música - mas Isaac ofendeu e ofende! E nao posso deixar tanta igorancia passar assim em branco. Ofensa e grossura!
Love
Ricardo